quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Direito: o melhor diploma que um concurseiro pode ter


Se por um acaso muito grande você tem uns 17 ou 18 anos e chegou a este blog, está iniciando a carreira de concurseiro agora e ao mesmo tempo escolhendo um curso de nível superior para estudar, não vacile e siga minha dica: faça Direito.

Trata-se do melhor diploma que um concurseiro pode ter, afinal os melhores salários do setor público são para pessoas formadas na área, além do que concursos para formando em Direito nunca faltam.


Mas e a tão falada saturação...

Esse argumento dos contrários a realização do curso é um clichê. De fato, Direito é um curso super saturado, na verdade, segundo a própria OAB existem mais cursos superiores de Direito no Brasil do que em todos os outros países do  mundo junto! Mas você que é concurseiro profissional ou ainda em inicio de carreira não deve se espantar com esse número absurdo de formados na área. Afinal a maioria dos formandos em Direito é de qualidade medíocre. Eu te garanto, a maioria desses formandos e formados em direito são de baixa qualidade, não estudam muito e sequer passam no exame da OAB.

E por falar em exame da OAB...

Justamente pelo número absurdo de faculdades de direito existentes em território nacional que a OAB faz o temido exame da Ordem, para restringir o número de profissionais no mercado e não saturá-lo ainda mais. Em média, pelos menos 80% dos que realizam a prova - olha que tem muito formado que nem se arrisca a fazê-la - não conseguem a aprovação. Vamos jogar com esse percentual 80% - lembrando que muitas vezes é superior -, a primeira vista parece um número elevado, desafiador, mas se você é um concurseiro experiente então não deve temer esses 80%, afinal onde achará um concurso público que ganhe razoavelmente bem, digamos pelo menos uns 5 mil mensais, e que ao mesmo tempo o número de vagas corresponda a 20% (100% - 80%) dos inscritos? Nessa perspectiva o exame da Ordem não parece mais tão temido, não é mesmo. Eu mesmo tenho amigos que nem são lá muito estudiosos e conseguiram aprovação em tal exame de primeira, ainda por cima disseram que é uma prova fácil.

Mas e se a faculdade for uma Uniesquina?

Se por alguma razão você não conseguir fazer uma facul de Direito pública (que é o ideal), ou pagar caro em uma faculdade particular de alta qualidade, terá então que se matricular em uma das infames uniesquinas, faculdades particulares de baixa qualidade que proliferam feito praga pelos quatro cantos do Brasil, ainda por cima recebendo auxilio estatal através de bolsas públicas fornecidas pelo governo federal (mas isso é outra estória, matéria para outro post). Afinal, vale a pena estudar numa dessas uniesquinas somente para pegar o diploma de Direito e fazer concursos que pagam bem? Meu palpite é que sim, mas só de você tiver plena ciência de que a faculdade que cursa é de baixíssima qualidade e só está la pelo diploma que lhe abrirá portas em diversos concursos de alto nível.

O ideal para quem tem tempo e dinheiro é cursa Direito numa Uniesquina já tendo outra faculdade completa, assim estará mais acostumado a estudar por conta própria.

Bom, por enquanto é isso, ainda não ganhei na loteria, mas também não passei num concurso público pica das galáxias, então sigo na luta.

Abraços.

4 comentários:

  1. Estava relendo seu blog e me deparei com essa publicação. Concordo plenamente, mesmo quem não pretende trabalhar na área jurídica (defensor, promotor, juiz, delegado etc.), um diploma de Direito abre muitas portas, inclusive pra quem atua na área administrativa dos órgãos públicos.

    É incrível a importância que se dá pra esse curso... muitas vezes inútil para o desempenho das atividades, visto que os conhecimentos jurídicos necessários pra qualquer atividade não-jurídica pode ser rapidamente aprendido por qualquer um capaz de ser aprovado no concurso.

    No Tribunal onde trabalho, para ser lotado em gabinetes dos magistrados é requisito o curso de direito, e vc já ganha uma FC marota, aumentando o salário em pelo menos R$ 1.200 temers (sobram vagas, basta querer, consegue).

    Infelizmente eu não tenho mais paciência para ficar 5 anos numa faculdade de direito, mas com certeza seria muito bom pra minha carreira, abriria ótimas oportunidades de trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, requisito ser formado em direito? Tai outra razão para ser formado em direito ser vantajoso demais no setor publico.

      No mais, puta sacanagem, do meu ponto de vista, afinal alguém esforçado sem formação acadêmica em direito poderia muito bem estudar bastante por conta própria - como já provou se capaz no concurso público - e ser lotado nos gabinetes dos magistrados.

      Obrigado pelos comentários, CI, abraços e sucesso com o blog.

      Excluir
  2. fiz em uma unesquina e passei à frente de gente que fez federal em termos salariais.
    para mim foi mais facil passar em concurso que em uma faculdade pública.

    abs!

    ResponderExcluir
  3. oq o concursado investidor disse eh vdd a maioria dos cargos em comissão e função confiaca eh pra formados em direito q da um plus salarial e quem outras formações eh difícil pegar cc e fc

    ResponderExcluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas